sexta-feira, 17 de abril de 2009

DIFÍCIL SER TRANSPARENTE.


Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil
ser transparente?
Costumamos acreditar que ser transparente é
simplesmente ser sincero, não enganar os outros.
Mas ser transparente é muito mais do que isso.
É ter coragem de se expor, de ser frágil, de
chorar, de falar do que a gente sente...
Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair
as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos
e grossos muros que nos empenhamos tanto
para levantar...
Ser transparente é permitir que toda a nossa
doçura aflore, desabroche, transborde!
Mas infelizmente, quase sempre, a maioria de nós
decide não correr esse risco.
Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia
toda a fragilidade humana.
Preferimos o nó na garganta às lágrimas que
brotam do mais profundo de nosso ser...
Preferimos nos perder numa busca insana por
respostas imediatas à simplesmente nos entregar e
admitir que não sabemos, que temos medo!
Por mais doloroso que seja ter de construir uma
máscara que nos distancia cada vez mais de quem
realmente somos, preferimos assim:
manter uma imagem que nos dê a sensação de
proteção... E assim, vamos nos afogando mais e
mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em
falsos sentimentos.
Não por sermos pessoas mentirosas, mas apenas
porque nos perdemos de nós mesmos e já não
sabemos onde está nossa brandura, nosso amor
mais intenso e não-contaminado.
Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos
faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir
o que de mais precioso temos a compartilhar,
doçura, compaixão... a compreensão de que todos
nós sofremos, nos sentimos sós, imensamente
tristes e choramos baixinho antes de dormir, num
silêncio que nos remete a uma saudade
desesperada de nós mesmos... daquilo que pulsa e
grita dentro de nós, mas que não temos coragem
de mostrar àqueles que mais amamos!
Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor
revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar
do que simplesmente dizer:
"você está me machucando... pode parar, por
favor?".
Porque aprendemos que dizer isso é
ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro.
Quando, na verdade, se agíssemos com o coração,
poderíamos evitar tanta dor, tanta dor...
Sugiro que deixemos explodir toda a nossa
doçura!
Que consigamos não prender o choro, não conter
a gargalhada, não esconder tanto o nosso
medo, não desejar parecer tão invencível.
Que consigamos não tentar controlar tanto,
responder tanto, competir tanto, que consigamos
docemente viver, sentir, amar...
E que você seja não só razão, mas também
coração, não só um escudo, mas também
sentimento. Seja transparente, apesar de todo o
risco que isso possa significar.
(Rosana Fraga).

33 comentários:

Gleiciane disse...

Olá amiga...
Passei p/desejar a vc um lindo fds.

bjinhos!!!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Maravilha de texto!Por iosso é que eu grito!!!!

Beijos transparentes!!!Sonia Regina.

Juliana Lira disse...

Aninha
Sugestão aceita, transparencia acima detudo!
Bom Fim de semana
Mil beijos

Alexa disse...

È dificil ser transparente.Como dizes ser transparente é deixar cair as mascaras uma a uma , abrir portas e janelas e retirar os muros que nós todos fomos erguendo à volta de nós .Ser transparente é baixar a guarda ,chorar ou rir quando nos apetecer .Nesta sociedade capitalista e hipocrita ser transparenteé um grande risco, mas deve saber a vitória no fim.
bjs bom fim de semana

Ernani Netto disse...

Me esforço para ser transparente mas nem sempre sou compreendido!

Num mundo onde todos mentem para parecerem melhores ser sincero é esuisito!

Bjaum

ciganinha, uma alma sonhadora disse...

ola amiga acho que consegui, muuuuuuito obrigada pela ajuda.
Essa msg é linda e profunda.
Um lindo fds bjuuus de paz.

O QUATORZE disse...

Olá. Bom dia
Muito bem elaborado, optima escolha, existe muito no mundo que devia ser mais feliz.
Bjs de amizade
LUIS 14

pico minha ilha disse...

Oi Ana, obrigada pelo carinho abraço com que me envolveste.Beijinhos e um imenso abraço de coisas lindas para seu fim de semana.

. disse...

Já postei este texto pq oacho uma grande verdade...
Dificil ser transparente em algumas situações e com determinadas pessoas..principalmente no mundo materialista em que vivemos..
Otimo final de semana
Beijos

Anônimo disse...

Bom dia,Aninha...Lindo texto,com certeza!
Acredito que para sermos transparentes o tempo todo,requer de cada um de nós,uma atenção redobrada,como nos policiarmos interiormente,retirando de nosso interior,cada velho hábito(inutilidades,vícios etc...),que adquirimos,com o passar dos anos...Tarefa complicada,mas não impossível...Buscar as melhorias sempre,deveria ser imprescendível em nossas vidas...Quando o ser humano conseguir se auto-conhecer bem e aceitar o crescimento para uma boa evolução,com certeza a sua vida será melhor e transparente!
Que vc e os seus,tenham um ótimo feriadão!!!
Abraços espremidos e beijãozão...Té+!

Anônimo disse...

Há,infelizmente,pessoas q.confundem
transparência com má criação...
Pela transparência, sim!
Contra a falta de educação.
Beijo.
isa.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA ANA, ESTIVE FORA MAIS JÁ VOLTEI E FELIZ DA VIDA... HÁ 34 ANOS PERDI-ME DO MEU IRMÃO QUE ESTAVA PARA O CANADÁ E ELE ENCONTROU-ME ATRAVÉS DA NET... FOI UM ENCONTRO MARAVILHOSO... DOU MUITAS GRAÇAS A DEUS POR ISSO... DESCULPA AMIGA A MINHA AUSÊNCIA, MAS ESTOU DE VOLTA... ADORO-TE AMIGA... ABRAÇOS,
FERNANDINHA

Rai pires disse...

SER TRANSPARENTE É SER VERDADEIRO É CONSIGO MESMO.BJSS RAIMUNDO PIRES

rui disse...

lá vou eu dizer o mesmo Ana...e bom ler textos destes......
Transparencia...quem utilizar estes dotes... vai andar descansado espiritualmente..porque nao sente receio de se expor perante os outros..é ele ELE QUE TA ALI
enquanto que quem nao for transparente....Vive num mundo de medos...as mascaras sao trocadas diariamente... nao vai por ali porque o podem ver.... nao fala coisa com coisa..porque esquece o que disse antes de no depois......

é complicado.......ou melhor deve ser complicado......

a onde se encontra menos transparência é na classe politica
porque tem sempre duas tres e mais caras...... muitos politicos nem dormem bem de noite..porque tem tantas insonias... que ate gelam as memorias do que dizem que vao fazer
e o que fazem concreto........
as mascaras deles .......sao o seu grande rendimento financeiro......
espero que me tivesse gostado da minha modesta opiniao sobre transparencia,,,,,coisa tao rara nos dias que correm.............

um beijo Ana......é prazer estra aqui.............
Rui

Átila Siqueira. disse...

Bom, essa questão da tranparência é bem complexa, porque eu sempre tenho dúvidas de quando estamos mesmo sendo transparentes, e se é que isso é possível.

Aproveito a oportunidade para te pedir desculpas pela minha ausência, mas é que eu ando super sem tempo, como sempre.

Um grande abraço,
Átila Siqueira.

Sonia Silva disse...

Olá, te vi no Blog de nossa amiga Lê e passei para te conhecer! Muito legal seu cantinho, bem aconchegante, parabéns! Aproveito para te oferecer o Selo comemorativo de hoje "Dia do Amigo", é só passar e pegar no Cantinho das datas festivas tá bom. Beijos, parabéns pelo dia de hoje e bom final de semana!

AFRICA EM POESIA disse...

Ana
ser transparente lembrou-me...


Saber Ser

Saber ser…
Saber o que sou…
Ser transparente
E…ser…
Nada escondo…
E tudo partilho
Mas como é difícil…
Ser-se verdade…

Ser como sou…
Como me angustia…
Não me entenderem…
Por ser só verdade…
Porque eu sei…
Que neste mundo…
Que me rodeia…
Dá muito mais jeito…
Ser-se mentira…



Lili Laranjo


um beijo

Anônimo disse...

Tem selinho do dia do amigo para você no Blog da Anninha!

Beijoss fica com Deus!

Simone Anjos disse...

Oi amiga,
As vezes temos medo mesmo de nos expor, mostrar as nossas fraquezas, desnudar a nossa alma, e escolhemos nos esconder por trás de tantas personas que no fim não sabemos quem realmente somos.
Obrigada pela sua visitinha e comentário.
Beijokas,

Damaris disse...

Boa Tarde Linda... Amei o texto... Pena ser tão difícil encontrar... Pessoas transparentes... Mas tudo bem vamos continuar a busca... Tenha um ótimo final de semana... Cuide-se... Fique em PAZ... Beijokas

QUEM MORRE?

Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo

Morre lentamente
Quem destrói seu amor próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente
Quem se transforma em escravo do hábito
Repetindo todos os dias os mesmos trajeto,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, Justamente as que resgatam o brilho dos
Olhos e os corações aos tropeços.

Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,
Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,
Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, Fugir dos conselhos sensatos...

Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ
Pablo Neruda

IdéiAs nO LiqUidiFicaDor!!! disse...

Oie, adorei o texto.
òtimo fim de semana.
Bjs

Me permita disse...

Oi, minha querida! Desculpe a demora em te visitar... Semana muito atribulada e tava com problemas na conexão da internet... Acredito que devamos ser sempre transparentes, mas algumas coisas não podemos revelar a todos... Bjs!

Sandra disse...

Ana!
É referente ao layaut. Nas minhas páginas seguintes que são:Poetas:um vôo livre e Sinal de liberdade, eu não consigo adicionar, por que não aparece o campo com o layaut. Não me dá esta oportunidade de entrar no cabeçalho, conforme fiz na primeira capa.. Existe uma explicação para isso???
Será porque está incliso, faz parte do meu primento???
Foi isto que lhe perguntei, agora mais claro.
Seu blog é muito lindo e delicado.
Sandra.

Marcia M. disse...

ENCONTAR ESTE TEXTO É UM ALIVIO,POIS SER ASIM PRA MUITOS EÉ SER DE OUTRO MUNDO.ACHO QUE ESSE É O MODO CERTO DE VIVER MESMO QUE DEMOREM UM POUCO PRA NOS OUVIR OU NOS ENTENDER.
OBRIGADA AMIGA PELA VISITA,EU TBM TENHO EXPERIENCIAS HORRIVEIS COM TEMPORAIS INCLUSIVE ENCHORRADAS NÃO GOSTO NEM DE LEMBRAR!BJS BOM FIM DE SEMANA PRA VC MINHA LINDA!

EDUARDO POISL disse...

Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga,
que a distância não esquece,
que a maldade não destrói.

É um sentimento que vem de longe,
que ganha lugar no seu coração
e você não substitui por nada.

É alguém que você sente presente,
mesmo quando está longe...
Que vem para o seu lado quando você está sozinho
e nunca nega um sentimento sincero.

Ser amigo não é coisa de um dia,
são atos, palavras e atitudes
que se solidificam no tempo
e não se apagam mais.
Que ficam para sempre como tudo que é feito
com o coração aberto.

Um bom domingo e uma semana cheia de amor e carinho para você e toda tua família
Um abraço do amigo
Eduardo Poisl

Anônimo disse...

Ser transparente às vezes causa grandes problemas na vida da gente. mas, vale a pena, não é minha amiga?
Tenha um lindo domingo, cheio de paz e alegrias.
Beijossssss

Christi... disse...

Perfeito esse texto viu.

Beijinhos

neide disse...

Aninha querida
Ser transparente, aho que sou, choro quando tenho vontade, dou risada e falo o que sinto, não sei quardar nada que me ofende pra depois e assumo tudo que faço, sou de conversar e resolver minhas broncas... Se isso é ser transparente, sou. A únca coisa que escondo são sentimentos afetivos... Aí, acho que se mostrar demais fica vulnerável...

Bjss e ótimo domingo.

Vanuza Pantaleão disse...

Mensagem muito importante, Aninha!
Da minha parte, posso garantir que me esforço um bocado, rsss.

Template moderno, bonito mesmo, gostei!

Domingo maravilhoso!!!Bjsss

Mírian Mondon disse...

Belo texto, as vezes nos protegemos tanto que perdemos contato com a nossa essencia, com quem realmente somos!

Abraços

Unknown disse...

Ana,

Q lindo poema me deixou... Obrigada!
Este texto comoveu-me pq acredito em cada palavra do q diz.
Sou mto sincera e odeio mentira e cinismo, mas escudo-me um pouco nos meus sentimentos... Sobrevivo melhor na SELVA! Por isso, o blog é bom p mim. Aqui n há críticas e posso ir abrindo o meu coração...aos poucos!
Beijo grande.

Erica de Paula disse...

Lindo texto, como sempre!

Lindo o novo template!

Bjos em seu coração!

Menina disse...

Lindo texto !!!
Não é fácil ser transparente, mas mesmo assim vale a pena ser !!!
Uma ótima semana !!!
Bjos
Fer

Powered By Blogger