quinta-feira, 22 de abril de 2010

EXPECTATIVA X ESPERANÇA.

Nestes tempos de fazer planos
para o ano e de definir metas para
o futuro, vale saber a diferença entre
a expectativa e a esperança.

A expectativa é turbulência na mente.
A cabeça dispara tentando prever cada
detalhe daquele encontro, daquela viagem,
daquele trabalho. Os pensamentos correm
na frente do tempo e a imaginação fervorosa
controla cada movimento, como se isso fosse
a garantia da conquista, a segurança de que
tudo vai sair exatamente como você quer.
As noites são mal dormidas ocasionadas pela
expectativa do dia que virá.

Quem já não se enroscou nas teias da expectativa?
A expectativa frustra, paralisa, esvazia o presente
exaure, cega, estreita, fecha os horizontes é
baseada no desejo de controle e na arrogância,
gera dor e angústia.

A esperança é gerada no coração.
Tem os olhos no futuro, mas as raizes
fincadas no presente.
Ela se baseia na sabedoria de que o
universo dita a hora certa para que
tudo brote.

Com esperança é possível entrar em sintonia
com a natureza, abrir caminhos, ampliar
horizontes. Ela se multiplica em calma, confiança,
clareza e movimento.

A esperança é o sentimento que se desdobra
na aceitação da vida, da abundância, da alegria
e também da escassez, da tristeza.

Quando se alimenta um desejo com esperança,
ele é lançado no espaço, mas ficamos firmes
e prontos para receber o que vier de braços
abertos. Há a compreensão de que o universo
conspirou da melhor maneira possível a nosso
favor. Não há sensação que nos foi negado um
pedido. Porém essa é um sabedoria que tende
a chegar na maturidade com a compreesão de
que a vida realmente é feita de altos e baixos.

A esperança: nutre, move, promove aceitação
da realidade, gera energia vital, ilumina, amplia,
abre os horizontes e as possibilidades é baseada
no valor da vida, gera alegria.

A expectativa causa angústia.
A esperança acalma.
Por isso é importante "deletar" as
expectativas e ficar somente com a
ESPERANÇA.


(autor desconhecido).

Obs: caso alguém saiba quem é o autor(a),
desse texto, avise-me para que possa dar
os devidos créditos.

43 comentários:

Isadora disse...

Oi Ana gostei muito da separação entre as duas, mas embora a expectativa nos traga tantas angústias, ainda assim, um pouco (só um pouquinho) em alguns casos é boa como a expectativa daquele encontro tão aguardado e que falta poucos minutos para acontecer...
Um beijo

Anônimo disse...

expectativa e esperança estão uma pra outra como estão imaginação e fantasia.
****
Oh, atualizei O Vingador de Lampião (PARTE 5) Aguardo seus comentários.
****
Beijos

Mariana disse...

Não conhecia este lindo texto.
Tanto a expectativa qt a esperança são necessários existir dentro de nós, o que nos ajudará a ir em frente e buscar a realização de nossos sonhos.

Wanderley Elian Lima disse...

Não deixar nunca morrer a esperança, pois ela é o combustível principal da nossa vida, é ela que nos faz acreditar que tudo é possível.
Beijos

Sonia Schmorantz disse...

Às vezes é quase impossível não criar expectativas, faz parte da nossa pretensão de querer saber muito sobre futuro...Mas a calma e a esperança evitam muitas frustrações e acho até que colaboram mais para a realização do que a adivinhação.
beijos, excelente texto

Elzenir Apolinário disse...

Aninha, é sempre um prazer estar aqui e recebê-la em meu blog. Não agradeça, nós é que agradecemos. Vc é especial. Bjs

disse...

Adorei sua visita e seus pormas são ótimos.
Já fui votar em ti também.
Obrigada pelo carinho!

SAM disse...

Querida amiga,

você sempre nos brinda com textos fabulosos! Obrigada querida.


Beijos com imenso carinho.

"Cantinho Poético" disse...

Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!

Mário Quintana

Amor e Paz na sua noite!! M@ria

"Cantinho Poético" disse...

Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!

Mário Quintana

Amor e Paz na sua noite!! M@ria

Morbid_Angel disse...

Nossa minha amiga... eu jah penso taum diferente.
Eu AMO a adrenalina da expectativa e qse sempre, qndo tenho expectativas pra realizar algo, eu consigo realizar.
Jah a esperanca, eu enkro como desespero, como eh o kso da minha doenca, eu soh tenho uma leve esperanca, nenhuma expectativa de cura.
Qnto a mim, na medida do possivel, estou bem sim.
Te adoro mto, mto msm.

ONG ALERTA disse...

Sim talvez...expectativa pode ser que nunca alcance e esperança por mais longe que esteja sempre vai existir...sonhar...paz.
Grande beijo Lisette.

Marcia M. disse...

minha mana querida ,bem haja que tas palavras são de puro realismo,nestes dias em que devemos nos agarrar a esperença com todo apego bjs !!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Ana
Venho deixar um beijinho de boa noite.

Sonhadora

Ivana disse...

Oi Ana,

Sabe minha amiga, meu coração vive cheio de esperança, principalmente hoje quando deletei definitivamente da minha vida algo que não deixava eu seguir em frente, é na dor que aprendemos a nos amar. Assim como você Ana, no meu baú de recordações, ficaram somente as boas. Importante texto, parabéns pela escolha. Um abração!

FOTOS-SUSY disse...

OLA QUERIDA ANA, MAIS UM BELISSIMO TEXTO...GOSTEI MUITO...QUE TENHA UM FELIZ E ILUMINADO FIM DE SEMANA AMIGA!!!
BEIJOS DE CARINHO E AMIZADE,


SUSY

Luis disse...

Minha Boa Amiga Ana,
Adorei o seu post pois o poema é lindo e aborda bem o contraste entre dois polos que aparentemente parecem identicos mas são tão contrários e até se chocam.
Muitos beijinhos amigos.

Doce Blogueira disse...

Amiga te ofereço o mimo "Special Friends" passe lá no Doce Blogueira pra pegar! Beijinhos

Teresa Cristina disse...

Gostei de saber a diferença , quer dizer na prática a gente sabe a diferença....mas na hora de explicar mesmo na teoria embola o meio de campo....e este texto trouxe de forma bem prática e esclarecedora ...Aff sóu enrolada com as palavras mesmo,rs, acho que deu pra prceber, né?
Lindos sonhos
Bjss

*Mi§§ §impatia* disse...

Lindo texto amiga, muita esperança sempre e pouca expectativa pra nao esperar demais e se decepcionar né? beijos.

Bergilde disse...

Ana,sabe de uma coisa, eu desisti há muito tempo de criar expectativas em mim em relação aos outros,metas,sim faço sempre e nem sempre são realizadas,mas a esperança é uma virtude que jamais devemos perder!Abraços e bom final de semana de quem adora essas suas mensagens,Bergilde

Suziley disse...

Esperança sempre!! Um bom dia, um ótimo final de semana para você querida amiga Ana!! Beijos, ;)

Viviana disse...

Olá, Ana linda

Gostei muio do texto que hoje aqui nos oferece..

É preciso saber destinguir...

A esperança é a melhor!

Estava a ler o texto e a lembrar-me da mensagem que acabei de enviar aos meus amigos, e que começa assim:

«Preciso de Alguém que me ajude a projectar a minha esperança existencial para além do horizonte humano, finito, passageiro. Alguém disponível para caminhar comigo as estradas poeirentas e acidentadas do meu mundo.

Encontro em Cristo o preenchimento da minha expectativa. Descobri que Ele é o meu Criador eterno batendo à porta da minha temporalidade e convidando-me a aceitar a Sua proposta de vida abundante e eterna...»

(Palavras do blogue - Brisa Suave -
http://joaser.blogspot.com/)
Do meu irmão, Pastor Regueiras

Desejo-lhe um lindo dia

Um beijo

viviana

Misturação - Ana Karla disse...

Bom dia Aninha!
Até gosto da expectativa, mas acompanhada da esperança.
Xeros!

Everson Russo disse...

Uma dá ansiedade e a outra acalma,,,um beijo de bom final de semana pra ti amiga.

IT disse...

"A expectativa causa angústia.
A esperança acalma.
Por isso é importante "deletar" as
expectativas e ficar somente com a
ESPERANÇA"

Um olhar de esperança para minha amiga fiel.

Por toda minha Vida disse...

Passei para desejar...
Ótimo final de semana, muita paz e alegria.
Renata
http://renatagomesdefarias.blogspot.com

FERNANDINHA & POEMAS disse...

MINHA QUERIDA AMIGA ANA... CONHECER-TE FOI UM BÁLSAMO PARA O MEU CORAÇÃO...!
QUANDO AO TEXTO BELO COMO SEMPRE AMIGA... BOM FIM DE SEMANA... ABRAÇOS DE CARINHO E AMIZADE,
FERNANDINHA

Graça Pereira disse...

Minha Querida
Há expectativas que angustiam...há outras bem saborosas, contudo a esperança é a fiel companheira de todas as horas.
Beijo muito amigo
Graça

Anônimo disse...

Para iniciarmos as postagens e tornar o nosso blog mais conhecido, nossa primeira interação com os amigos será uma Postagem Coletiva. Venha participar!

Sapatinho de cristal disse...

realmente a expectativa e angustiante ao mesmo tempo é boa em alguns casos, jah a esperança essa é sempre bem-vinda, ela enche de luz os corações aflitos...

BJIM:*

gabyshiffer disse...

Claro que sim amiga...
Conte com meu voto sempre!
Boa tarde pra vc
Beijos
:*

Lilá(s) disse...

Gosto mais da esperança, a expectativa causa-me angústia.
Bjs

Versi D'Amori disse...

Ana,

Por vezes são de expectativas e esperanças que muitos conseguem continuar a viver...cada dia é um recomeço...linda postagem!!!

Retire em meu Blog o Selo "BLOG ORIGINAL" que encontra-se em destaque... é seu!

Grande beijo!!

Bom Final de Semana!

Reggina Moon

Versi D'Amori disse...

Ana,

Por vezes são de expectativas e esperanças que muitos conseguem continuar a viver...cada dia é um recomeço...linda postagem!!!

Retire em meu Blog o Selo "BLOG ORIGINAL" que encontra-se em destaque... é seu!

Grande beijo!!

Bom Final de Semana!

Reggina Moon

Marlene Maravilha disse...

Oi Ana!!!
Hoje é o dia dos posts lindissimos e este é mais um!
Desejo que tenhas um final de semana glorioso na presenca de Deus! (estou na torcida.)
beijos

RETIRO do ÉDEN disse...

Mais um super texto de reflexão.

Quanto ao meu sentir...prefiro "saborear" a ESPERANÇA...em dias, momentos, o que fõr para melhor, para bom.
Desejo um excelente fds, sempre com Jesus, Maria e José.
Forte abraço
Mer

Monique Lôbo disse...

Oi Aninha!
Qnta saudade eu tava de vc!!!!!
Nossa como o Caminhos tá lindo!!!

E sempre recheado de coisa boa!!!
Olha, eu, por mais que tente ao máximo não criar expectativas de determinadas situações e/ou pessoas, não consigo. Procuro sempre criar o minimo possivel, porque assim não me frustro dependendo do resultado. Já na esperança eu não economizo, acho que é um dos grandes sentimentos que nos move, nos fazer continuar vivendo!

Muitissimo obrigada pelo carinho de sempre! Vc é uma querida!!

Um grande beijo!

Insana disse...

O que seria de nos se não fosse a expectativa pelo amanha, pelo gosto do SOL em cada amanhecer.
Bjs
Insana

Anônimo disse...

A expectativa em algumas ocasiões sufocam,já a esperança ameniza o comportamento humano.
Obrigado amada pela visita.
Beijokas.

Pri Ferreira disse...

Oi...

adorei o post!
taí uma coisa q nunca podemos deixar se apagar dentro de nós: ESPERANÇA!!

uma ótima noite prá vc!!

André Charak disse...

Ola, Ana, vim agradecer pelo carinho e pelos votos de melhora, aos poucos estou retomando a rotina. Bjos e otima semana pra vc!

Anônimo disse...

Online world and international news, british online service.

Powered By Blogger