sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CONTRA QUEM LUTAMOS.



Ele já tinha todas as rugas do tempo
quando o encontrei pela primeira vez.
Queixava-se de que tinha muito a fazer.

Perguntei-lhe como era possível que em
sua solidão, tivesse tanto trabalho...

- Tenho que domar dois falcões, treinar
duas águias, manter quietos dois coelhos,
vigiar uma serpente, carregar um asno e
dominar um leão - disse ele.

- Não vejo nenhum animal perto do local
onde vives.
Onde eles estão?
Ele então explicou:
- Estes animais, todos os Homens tem!

- Os dois falcões se lançam sobre tudo o
que aparece, seja bom ou mau.
Tenho que domá-los para que se fixem
sobre uma boa presa.
São meus olhos.

- As duas águias, ferem e destroçam com
suas garras.
Tenho que treiná-las para que sejam úteis
e ajudem sem ferir.
São as minhas mãos!

- Os dois coelhos, querem ir aonde lhes
agrada.
Fugindo dos demais e esquivando-se das
dificuldades...
Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos,
mesmo que seja penoso, problemático ou
desagradável.
São meus pés!

- O mais difícil é vigiar a serpente apesar
de estar presa numa jaula de 32 barras,
mal se abre a jaula, está sempre pronta
para morder e envenenar os que a rodeiam,
se não a vigio de perto, causa danos.
É a minha língua!

- O burro é muito obstinado, não quer
cumprir com suas obrigações.
Alega estar cansado e se recusa a transportar
a carga de cada dia.
É meu corpo!

- Finalmente, preciso dominar o leão...
Ele sempre quer ser o rei, o mais importante.
É vaidoso e orgulhoso.
É o meu coração!


(desconheço autoria).

Obs: caso alguém saiba quem é o autor(a),
desse texto avise-me para que possa dar os
devidos créditos.

Fonte da imagem:

http://www.google.com.br

40 comentários:

chica disse...

Vim desejar um lindo fds,Estou num dia especial...ansiosa ainda, mas dentro em breve meu filhão chega...beijos,chica

Milla Pereira disse...

Bom dia, Caminhos... Que belo e reflexivo texto, repleto de verdades! Aplausos, beijos.

valdivino disse...

É amiga nosso dia a dia é assim, lutando contra tudo e contra todos,para superar as dificuldades da vida, mais sempre encontramos forças pra superar.

Tenha um bom dia.

bjos.

Valéria lima disse...

É lógica e sensata essa comparação.

Meu beijooO*

Néia Lambert disse...

Amei a profunda sabedoria desse poema, maravilhoso!
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amiga Ana!

Sensato e sábio!

beijinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NUNCA TINHA VISTO MEU CORPO POR ESSE PRISMA,MAS AGORA...
LINDO TEXTO PEÇO LICENÇA PARA LEVAR COMIGO ACHEI MUITO BOM!
BOA SEXTA FEIRA!

Wanderley Elian Lima disse...

Temos que dominar todas as feras que existem dentro de nós, só assim seremos capazes de demonstrarmos bom sentimentos.
Bjux

AC disse...

Palavras de sabedoria são sempre alimento indispensável. Obrigado pela partilha.

Beijo :)

Nilce disse...

Ana
Uma descrição perfeita dos animais ferozes que habitam em nós. Nossa vida depende de como os controlamos.
Excelente texto.

Bjs no coração!

Nilce

Marcio JR disse...

E qual desses animais é o pior de se domar? A serpente? O leão?

Tão complicado de se policiar, de se treinar para ser alguém melhor.

Um texto para ler e refletir, e muito. Adorei a postagem, Ana.

Abraços.

Marcio

Hugo de Oliveira disse...

ótima escolha amiga.
Te desejo um bom dia!

abraços
de luz e paz

HELENA AFONSO disse...

ASSIM FALA O HOMEM SÁBIO!
seja ele quem for, é um professor, da vida........
este texto não é só filosofia,
é a lição que aprendemos,
com tempo, rugas e sofrimento.......
bjº HELENA

*Mi§§ §impatia* disse...

Deve ser por isso que dizem que devemos matar um leão por dia, né?rs
Boa sexta querida, beijos.

orvalho do ceu disse...

Olá, queria
Nossa!!! Que magnífico!!!
"...ajudem sem ferir".
Foi o que mais apreciei.
Seja feliz e abençoada!!!
Recebe meu abraço com apreço.

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Uma verdadeira arte aprender a viver e nunca desistir de lutar!
Sábias palavras, de grande e plena significação!
Abraço querida Ana.
Visite: www.anaconfabulando.blogspot.com

Entrevidas disse...

Realmente temos que domar sempre nossos eu para termos uma boa convivencia, com todos. Beijos

Valquíria Calado disse...

Lindo, que sabedoria estupenda, maravilhoso, abraços.

Ester disse...

Oi Ana,

Maravilhosa essa reflexão!!

Passando para deixar um beijo e dizer que estou animada para o nosso amigo secreto domingo dia 12!

Beijo e até lá!!

Ξ ѕ t є я ツ

Lilá(s) disse...

Que maravilhos texto! profundo e cheio de saber!
beijinhos

Dreams disse...

Gostei do texto, ele diz todas as verdades que o ser humano tem que domar, pois se não tomarmos cuidado, essas coisas podem causar danos permanentes.

Beijos, Dreams.

She disse...

Passando, te lendo e deixando beijo, beijo minha querida!
Excelente fds! ;)
She

Maria Rodrigues disse...

Excelente texto amiga. Há que aprender a viver, para conseguirmos ultrapassar os maus momentos e apreciar com afinco os bons.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Ira Buscacio disse...

Belas palavras.

Um lindo fim de semana de mta paz.

Bjão

Magridt Gollnick da Luz disse...

Olá
Vim desejar um ótimo fim de semana!
bj
Magridt e Iris

Graça Pereira disse...

São sempre belos os teus textos...
Estou dando a volta aos meus seguidores nesta onda natalícia...por iso demorei mais!
Um fds magnifíco cheio de sol e paz.
beijocas
Graça

TITA disse...

AMIGA A SABEDORIA DAS COISAS SIMPLES É SEMPRE MOTIVO DE REFLEXÃO.OBRIGADO.UM ABRAÇO.

Mahria disse...

Ah o coração, esse é com certeza o mais difícil de domar, para não dizer impossível.


Bjs
Mah

Pena disse...

Oh, Extraordinária e Sublime Amiga:
Fico sem palavras. É perfeita e genial.
Que texto??????????
"...- Finalmente, preciso dominar o leão...
Ele sempre quer ser o rei, o mais importante.
É vaidoso e orgulhoso.
É o meu coração!..."

Uma lição de vida de pasmar. Eu fiquei pasmado por tanta pureza e encanto.
Excelente, como sempre nos habituou.
Parabéns sinceros.
Talvez, seja o melhor blogue da imensa blogosfera. Pela ternura como abraça a vida. Como vê a existência com significação divinal.
Com imenso respeito e estima elevada.
Abraço amigo.
Sempre, mas sempre, a admirá-la

pena

Fiquei mudo.
Excelente!

Anônimo disse...

Olá amiguXa do meu coração:)
Passando para deixar meu carinho e te desejar um belo final de semana.
Beijoss fica com Deus!

Lindalva disse...

Olá minha princesa. Antes de tudo minhas desculpas pelo longo sumiço, mas postei na Ilha a explicação. Vim te deixar um beijo, te desejar um final de semana iluminado e dizer que VOLTEI :-)

Luna disse...

Podes crer que é uma batalha diária e quase sempre infrutífera pois há sempre um dos egos que nos atraiçoa
beijinhos

André Charak disse...

Oi, Ana, andei meio sumido por conta do lançamento do meu livro, que ocorre na proxima quinta feira, dia 16, na livraria da Vila (fradique Coutinho, 915 - Sao Paulo/ SP) a partir das 18hs30. Passei aqui pra te convidar, será um prazer tê-la por lá, bjos!!
PS: a partir do dia 16 o livro tambem estará disponível no blog do mensageiro

Viviana disse...

Querida Ana linda

Mas que interessante!

É muito original...

Não conhecia.

Um beijo e um bom final de semana

viviana

NADJA disse...

Para vc tb um feliz Natal queridinha e um prospero 2011 para vc e familia ..aqui em seu cantinho é tudo muito lindo!!!!Estou levando seu mimo lindo de Natal e te ofereço o meu tb ok...beijus e feliz fds !!!

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá querida poeta Ana!!!
boa noite,

Tenha um lindo domingo com lindos poemas!!!

beijos
Suely

Neca disse...

Ana,
Passa lá no meu blog? Tenho um presentinho procê! :o)

www.aidemimquesouromantica.blogspot.com

Mariana disse...

que texto lindo,nos faz ter uma boa reflexão dos valores e da vida.

IT disse...

"Finalmente, preciso dominar o leão...Ele sempre quer ser o rei, o mais importante.É vaidoso e orgulhoso.É o meu coração!"

É verdade amiga....é verdade!rs

Beijos de IT♥

Victor Zanata (Exilados do Paraíso) disse...

Realmente muito reflexivo o texto... O controle sempre nos torna pessoas melhores.

Powered By Blogger