quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A ARTE DE SER AVÓ.



Um belo dia , sem que lhe fosse imposta
nenhuma das agonias da gestação ou parto,
o doutor-lhe põe nos braços uma criança.

Completamente grátis- nisto é que está a
maravilha. Sem dores, sem choro, aquela
criancinha da sua raça, da qual morria de
saudades, símbolo ou penhor da mocidade
perdida.

No entanto- no entanto! - nem tudo são
flores no caminho da avó! Há acima de
tudo, o entrave maior, a grande rival: a mãe.
Não importa que ela em si, seja sua filha.
Não deixa por isso de ser a mãe.

Não importa que ela ensine a criança a lhe
dar beijos e a lhe chamar de "vovozinha" e
lhe conte que de noite, às vezes, ela de
repente acorda e pergunta por você.
São lisonjas, nada mais.

Rigorosamente, nas suas posições respectivas,
a mãe e a avó representam, em relação ao
neto, papéis muito semelhantes ao da esposa
e da amante nos triângulos conjugais.

A mãe tem todas as vantagens da domesticidade
e da presença constante. Dorme com ele, dá-lhe
de comer, dá-lhe banho, veste-o, embala-o a
noite. Contra si tem a fadiga, a rotina, a obrigação
de educar e o ônus de castigar.

Já a avó não tem direitos legais, mas oferece sua
sedução do romance e do imprevisto.
Mora em outra casa, traz presentes, faz coisas
programadas, leva a passear, "não ralha nunca",
deixa se lambuzar de pirulito, não tem a menor
pretensão pedagógica.

Até as coisas negativas se viram em alegrias
quando se intrometem entre avó e neto: o bibelô
que se quebrou porque ele- involuntariamente-
bateu com a bola nele. Está quebrado e remendado,
mas enriquecido com preciosas recordações: os
cacos na mãozinha, o olhar arregalado, o beiço
pronto para o choro, e depois o sorriso malandro
e aliviado porque ninguém zangou, o culpado foi
a bola mesmo, não foi, vó?

Era um simples boneco que custou caro.
Hoje é relíquia: não tem dinheiro que pague!


(Raquel de Queiroz).


AMIGOS:

QUERO COMPARTILHAR A MINHA ALEGRIA
COM VOCÊS. VOU SER AVÓ, O GABRIEL ESTÁ
A CAMINHO, DATA PREVISTA DA CHEGADA
É DIA 11 DE JULHO.

OBRIGADO DEUS POR MAIS ESSE PRESENTE.
QUE O SENHOR OS ABENÇOE!



22 comentários:

Insana disse...

ÔÔ que avó babao rss

bjs insanos da Insana

Eu disse...

Sabe Ana... Acho que quando eu me tornar avó eu vou babar demais nas crianças.
Hoje sinto imensa saudade de quando meus filhos eram crianças... Bons tempos!rsrs
Felicidades para você e a sua família!
Beijos

lis disse...

oi Ansa
Parabéns pela belezinha de bebê que vem por enfeitar seus dias.
Que tudo aconteça da forma mais bonita e certa.
O poema não acerta em tudo que diz nao rs ( nao é tão completamente grátis assim... ) rsrs
Entretanto aproveita bem todos os seus direitos legais e dá pra viver harmoniosamente.
meus abraços

Flor de Lótus disse...

Oi,Ana!Parabéns ser vo é ser mãe duas vezes.Felicidades mil para vocês.
Beijossss

Cris Tarcia disse...

Parabéns! Momento precioso para toda familia.

Beijos

*** Cris *** disse...

Amiga, estou muito feliz com essa novidade! Parabéns e que o pequeno venha com muita saúde!
Bjs no seu coração!

chica disse...

É lindo demais esse momento.Curte bem!!1Tenho 6 netos...É demais de bom!beijos,chica

Lilá(s) disse...

Muitos parabéns, que alegria deve ser! Felicidades para vocês.
Bjs

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Parabéns amiga Ana!!!!
Feliz de ti, quem me dera ser avó já, isso não te faz mais velha, pelo contrário.
Via-te encher a vida de novas energias desconhecidas, dum amor intensíssimo.

Dizem que ser avó é ser mãe duas vezes. Acredito que assim será contigo.

Beijo enorme

Anônimo disse...

E o Gabriel vai encher-nos de alegria!
E vamos entrar en contagem decrescente para essa Bênção que chegará em Julho!
Parabéns e que ele chegue bem e para o Bem!
Estou feliz por ti!
Beijoo.
isa.

Toninho disse...

Parabens Ana e viva cada momento pois são unicos.Que Deus abencoe a mae para que tudo s transcorra na melhor paz.
Um abração e prepare os bibelôs para as boladas,rsrs.
Beijo de luz nos seus dias.

Orvalho do céu disse...

Olá, querida Ana
Tenho 3 netinhos e sou doidinha por eles...
Vai ver como é bom demais!!!
Parabéns!!! Curta bastante, viu???
Passa tão rápido, querida...
Bjm de paz e alegria

Edna Lima disse...

Estranho quando sabemos que vamos ser avó. Olhar aquela barriga, e saber que o bebê que vem é seu também, tem o seu sangue.
No meu caso tenho tenho um pouco mais. Minha neta me tem como referência.
Toma conta de todas minhas coisas , maquiagem sapatos e bolsas...Diversão pura.
Parabéns. Boa noite Beijos. Edna

Unknown disse...

Ana, parabéns!
Muita saúde e tudo de bom para o seu netinho e toda a família.

Beijinho,
Ana Martins

Míriam disse...

Que lindo! Você vai ser vovó! Parabéns!
Você não perdeu a festinha não, porque ela vai até sábado! Amei sua presença! Beijocas!

Escritora de Artes disse...

O texto acho que diz exatamente o que vc sente...

....Que seu netinho venha com muita saúde, que traga alegria para todos os seus...

Bjos

ONG ALERTA disse...

Um sonho real...tudo de bom, beijos Lisette.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Bom Carnava, vóvó babada :)

Beijo

JOANA CAMPOS disse...

Ah ah ah amiga, eu ainda não sou avó, e deve demorar pelo menos uns 15 anos para isso, eu penso... mas nunca tinha visto por esse ângulo KKK

Parabéns pelo netinho... será lindo e trará muitas bençãos à familia, eu tenho certeza.

beijos

Ane disse...

Eita,meus parabéns antecipado pelo netinho!O texto resume muito bem o que é ser vovó!Bjos e bom carnaval!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Novamente te dou os parabéns e que tudo corra bem.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Parabéns, minha linda!!!!!
Muita saúde ao Gabriel e família!!!
Beijocas!

Powered By Blogger