segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O MUNDO EM SUAS MÃOS.


No esforço, de manter-se ocupado,
há algo muito importante:

Não deixe passar um só dia sem o
empenho de aprender.
Nossa mente, se assim posso dizer,
tem propriedades elásticas.
Quanto mais coisas botamos dentro
dela, mais cresce, mais poderosa fica,
mais capaz.
E quanto mais aprendemos, melhor
compreendemos a vida, mais equi-
librados ficamos, mais felizes vivemos.

Sócrates, que foi um grande Sábio da
Antiguidade dizia:

Só há um mal - a ignorância

Só há um bem - o conhecimento

Ele queria dizer que os males em que
nos envolvemos nascem sempre de não
sabermos como lidar com a vida.
Mais exatamente, nascem de nossa
ignorância.

Analisando friamente a questão você
fatalmente reconhecerá que se conhecesse
melhor as coisas, se tivesse uma visão mais
clara sobre a Vida, certamente não estaria
numa prisão.
Por isso Sócrates afirma que o único bem
é o conhecimento.
Quem adquire conhecimento fica sabendo
o que é realmente importante em favor de
sua felicidade.

Nessa busca de conhecimento há um amigo
muito especial, disposto a nos acompanhar
onde formos, até na prisão.
Está sempre pronto a nos atender e ensinar,
a qualquer momento.

Nunca se cansa.

Nunca se aborrece.

Nunca se recusa.

Esse amigo de todos as horas é o livro.
Com ele aprendemos as coisas mais
interessantes, aumentamos a nossa
capacidade de pensar, viajamos...

Nesse momento, enquanto lê estas
linhas, você não está na prisão.
Em pensamento, livre como um pássaro,
viaja comigo no maravilhoso país das idéias.

Talvez você não goste de ler.
Não está sózinho.
Muitas pessoas jamais abriram um livro.
Não sabem o que estão perdendo...

Mas não é tão difícil cultivar a leitura.
Basta criar o hábito.
Hábito é aquilo que a gente está acostumado
a fazer.
Fazemos automaticamente, com facilidade,
sem esforço...
Por exemplo: Falar mal da vida alheia.
Muita gente gosta disso.
Basta se reunirem duas ou mais pessoas
e dali a pouco estão fofocando.
É um mau hábito.
Não traz nenhum proveito.
Ao contrário, só gera confusão, desentendimento,
discórdia, brigas...

Ler é um bom hábito.
No começo é meio enjoado, cansativo.
A gente não consegue prestar atenção,
tem dificuldades para entender.
Mas se insistirmos, lendo todo dia, um
pouco, acabaremos gostando, e leremos
cada vez mais, e entenderemos cada vez
melhor. Experimente.
Em princípio faça como um dever.
Assuma perante você mesmo um
compromisso: Ler, todos os dias,
algumas páginas de um bom livro,
aquele que lhe ofereça conhecimento.
Aos poucos você começará a ler mais
páginas e haverá de gostar.
Verá que é muito bom...


(Richard Simonetti).


Fonte da imagem:

http://www.google.com.br


VOU ESQUECER UM LIVRO POR AI.


Convido os amigos a separar um bom livro,
apenas um e no dia 08/11, esquecer o mesmo
em algum lugar público: Ônibus, Metrô, Banco
da Praça, ou em outro lugar qualquer.
Dentro do livro deve conter um bilhete informando
que aquele livro foi esquecido naquele lugar, justa-
mente para quem o encontrasse e lesse.
A única regra: passar o livro adiante, ou seja, após
lê-lo fazer o mesmo esquecê-lo em um lugar público
e assim dar a oportunidade de que outra pessoa leia.

O que vcs acham da idéia amigos?
Topam participar?
Então dia 08/11 fica instituído o dia em
que um pequeno grupo de pessoas ajudou
a levar um pouco de boa leitura as pessoas.
Leia o texto na integra no blog Tantos Caminhos





78 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelo seu apoio,Ana,minha querida.
A leitura é uma excelente companhia.
Beijo.
isa.

Martinha disse...

Temos sempre o Mundo nas nossas mãos. Basta aproveitarmos cada momento que nos é proporcionado para alcançarmos a felicidade. :)

Beijo *

Fernanda Reali disse...

Ótimo post! Veja o que postei hoje e se inspire, assim como me inspirei na Isadora! Venha!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Ana

Como sempre uma linda mensagem nos poemas que escolhes.

Deixo-te um beijinho e o meu carinho
Sonhadora

VELOSO disse...

Posts muito oportuno fico triste quando vejo pessoas que não gostam de ler pois sei o que elas estão perdendo!

Viviane Moraes disse...

Ler é bom demais, o conhecimento a gente tem quanto mais nos entretermos com o livro.

Não posso falar em livros..rsrs
Tem uma lista me esperando..!!
Minhas férias de janeiro promete..hehe


Bjs, flor fica com Deus *--*

Unknown disse...

Só há um mal - a ignorância

Só há um bem - o conhecimento

PERFEITO

linda semana com feriado amiga!!!

bzo

Anônimo disse...

Oi querida Ana!

Amei seu post!

Posso lhe dizer com toda certeza do mundo que tenho "Sede de Saber"


bjos e linda tarde!

Zil

Lola disse...

Lindo poema Flor! E eu adoro ler!
Bjs

Patrícia Vicensotti disse...

Saudade amiga!
Vim pra deixar um carinho em ti ;)
Ótimo feriado,viu?
Beijos!

Gislene disse...

Oi, Ana!

Conhecimento é tudo, tudo mesmo.
Só assim, a gente para de errar.
Lindo texto, adorei.
Beijo, amiga!
Tenha uma linda semana!

Gislene.

Isadora disse...

Ana, um livro é uma boa companhia. Nos proprociona viajar por lugares desconhecidos, aprender, são inúmeras as possibilidades com um livro nas mãos.
Obrigada mesmo por divulgar a ideia de esquecermos um livro, aqui. Vou linkar lá no Tantos Caminhos.
Um grande beijo

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Ana!

"Só há um mal - a ignorância

Só há um bem - o conhecimento"

Não é tão linear assim, mas é um princípio elememtar.

Beijo

★Isa Mar disse...

Ana querida, excelente texto!
Nós internautas já não lemos tantos livros , mas ficamos lendo tantas coisas na net que equivale também né?
Tudo é conhecimento!
Achei muito legal a proposta de esquecer um livro, eu já nao tenho mais nenhum porque doei tudo pra biblioteca,mas quem os tem com certeza estarão fazendo um grande bem a muitos.
beijos no coração!

rui disse...

Gosto muito de Si..Ana
é gratificante os seus textos..
essa ideia de deixar um livro esquecido em algum lugar é uma excelente ideia...
ler ajuda a crescer mais rapido..
boa semana e obrigada sempre por tudo........
um beijo
Rui

ENCONTRO COM A POESIA disse...

texto delicioso e a ideia o maximo!
aqui no RIO ja fazem isso!
um bjo mana!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

VOU PARTICIPAR E JÁ ESCOLHI O LIVRO!
ADOREI ESSA IDÉIA!

Ricardo e Regina Calmon disse...

Juntos estamos siempre,com Isa então,nada mais adicionar puedo além de empenho mio todo!

smackkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Amiga querida, eu não gostei dessa idéia de esquecer um livro, eu simplesmente AMEI!!! E vou sim participar contigo dessa exelente e iluminada idéia... Essa é mais uma forma de despertarmos o interesse pela leitura, principalmente nos adolescentes... Amada, deixo a ti meu carinho, viu? Bjsss

Mauro S disse...

Interessante, Ana, mas não vou participar, não tenho lido e nem encontrado livros que me prendam a atenção como em outros anos, em que eu era uma máquina de ler, o único livro que li este ano, comprado, não gostei, mas não vou me desfazer dele, sou apegado as minhas coisas.
Sei que LER (de leitura) é cultura e li muito, mas ficção, romances, o que mais gosto, mas atualmente em recesso, e ficarei assim ainda por um tempo, mas interessante esta tua idéia.
Acredito na leitura em papel - livros, jornais, revistas, minha opção.
Beijos, Mauro

orvalho do ceu disse...

Olá,
Essa genial ideia da menina eu aderi com gosto... o que nos serviu para aprendizado pode causar um enorme bem ao outro.
Abraços fraternos com votos de paz.

She disse...

Muito bom, ler é bom demais!
Beijo, beijo!
She

*Mi§§ §impatia* disse...

Ah eu amo ler.....e adorei essa idéia......
Linda semana amiga, beijos.

chica disse...

Eu vou adrir sim.É ótima iniciativa.beijos,chica

Mylla Galvão disse...

Oi Ana,
Sabe? Achei excelente a ideia... Mas aqui em Viçosa se eu deixar o livro num lugar desses, com certeza vai para o lixo...
Então vou comprar um livro e presentear alguém... Por falar nisso, vc poderia passar no Vidas Linhas e fazer seu pedido ao Caldeirão Mágico?
bjão

Lilá(s) disse...

Para mim um livro é uma boa e agradável companhia, e acho a ideia de esquecermos um livro muito gira e interessante!
Bjs

lis disse...

OI Ana
Já está aceito, vou passar o convite a outros e arrasar no dia 08, ok?
beijinhos

Marilu disse...

Querida amiga, ler é a melhor coisa do mundo, conseguimos viver em tantos lugares ao mesmo tempo, adoro ler. Tenha uma linda semana. Beijocas

Vânia disse...

é uma otima ideia relamente
vou tentar fazer sim
beijoss milllllllllllllllllllllllllll

Vânia disse...

o link q pus no blog é do concurso q to particpandomeu trabalho é 006
se puyder votar
nbjsss

Tata Santos disse...

Um livro é uma ótima cia...

amo seus posts, sempre com uma palavra amiga, uma idéia nova...

beijos

nadja disse...

Oie cheguei..dia 29/10 foi o dia do livro?????
Miga ñ sou boa para ler ..mas nós da net ...acaba lendo muito..no orkut..email e mesmo visitando os blogger dos amiguxinhos!!Ñ tenho livros..aqui em casa tem muitos livros de medicina ou de estatista..kkkkkkk..meu marido dá aula..e Drika filhota faculdade !!!!!!Mas querida a idéia é maravilhosa!!!!Serve qualquer livro..vou no sebo kkkkkk..ou tem que ser de poemas...tô dentro !!!depois me fale o que tenho que fazer direitinho ..que sou meia distraida kkkkkk..vai ter algum sêlinho para colocar no nosso bloguxo???bem boa noite kiidinha obrigada por me chmar!!!

C@uros@ disse...

Olá minha querida e sensível amiga Ana, sempre com inteligentes e magníficas ideias, adorei tudo, o livro é sempre o nosso melhor amigo.

forte abraço

C@urosa

Isabel Meneses disse...

Fantástico e encantadora idéia!Será uma cena incrível, amiga! Belos livros e muito bom gosto para todos!

Vivi Oliveira disse...

Ownnnnnnnnnn Simoneti é lindo! Os livros dele são deliciosamente engraçados.Bom,não tive que me adaptar,sempre adorei ler e seu post me trouxe uma lembrança da infância...quando meu livro de Português chegava eu cheirava(é, adoro cheiro de livro novo kkk)e lia todas as pequenas histórias de cada capítulo e minha mãe comentava que ia pereder a graça, quando a professora fosse passar por alí, nem ligava kkkkkkkk Adorooooo ler e acho essa campanha muito louvável,estou dentro claro,vou escolher direitinho o livro e o local ;) Cheirinho! Vivi Oliveira

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Ana
Só o conhecimento pode levar ao crescimento espiritual. Também vou esquecer um livro por aí.
Bjux

Kelly Kobor Dias disse...

Já sou adepta de esquecer um livro por ai também, adorei seu post, beijos

Mulher na Polícia disse...

Gostei dessa ideia...
Vou tentar me lembrar.
8/11...

Beijos, linda!

Zé Carlos disse...

Aninha querida, todas as suas idéias são geniais. Esta é mais uma.
Parabéns querida beijão do Zé Carlos

Vitor Chuva disse...

Olá, Ana!

Um livro - para quem gosta de ler... - é um dos melhores amigos que podemos ter. Ele está sempre disponível, e, de nós, nunca nada pede - e é muito aquilo que nos pode dar.
Beijinhos, Boa semana.
vitor

Graça Pereira disse...

Com um bom livro nas mãos, nunca estaremos sós...
Já comecei a minha campanha e...deixei um livro "esquecido" num café...Que quem o levar, aprenda a amar a leitura.
beijo
Graça

Eliane Gonçalves disse...

Oi,

Achei a idéia do livro ótima...mas será que vai rolar das pessoas passarem a diante???

Desculpe minha insegurança... : D

Mas de qualquer forma vou participar, tenho vários livros e não sou "apegada" a eles sempre empresto, faço doações ou troco com outras pessoas...

Mas só para constar: A IDÉIA É ÓTIMA!

Eli.

. disse...

O texto é maravilhoso minha bela!
e adorei a idéia, queria mesmo repassar uns livros!

Beijinhos.

Ester disse...

Oi Aninha!

Vc quer participar do nosso amigo secreto de cartões de Natal? Coloquei seu nome na lista, se houver qualquer problema me diz lá ou mande um email,ok?!

Beijinhos,

valdivino disse...

A vida é um livro aberto, cabe a nós sabermos o que colocar nele, ler é sempre bom.

Um ótimo feriado...

bjos.

Irene Moreira disse...

Ana
Linda o poema e é sempre bom incentivar a leitura.

Essa idéia é excelente e eu já aderi. Já postei o selinho na mamyrene, mas foi bom vir aqui e colocar o selinho tambpem na Vitrine de Sonhos.

Beijos e uma linda semana

orvalho do ceu disse...

Olá, Ana querida
Meu post sairá no dia combinado pelos que estão aderindo essa linda iniciativa construtiva. Obrigada por mais esse aviso... muito bom!!!
Tenha ótimo dia de reflexão!!!
Bjs

Viviana disse...

Querida Ana linda

Obrigada por esta interessante e importante chamada de atenção.

Tem razão.

Quanto perdemos por não ler!?

Digo sim ao desafio do dia 8.

Vou passar a palavra aos neus amigos.

Desejo-lhe um lindo dia

Beijos

viviana

Sandra disse...

Como é bom abrir as portas do blog e te encontrar. Nossa amizade é um raio de luz.. Um sol sempre a brilhar.
É como semente de Girassol, sempre está a favor do sol. Assim a nossa amizade estar a favor do bem e do afeto. Amo quando vens. Me perdoem por não estar te visitando. Sei que as vezes o tempo nos rouba o tempo. Mas venho de coração agradecer todo o seu carinho. A alegria de te receber em minha casa é imensa. Nossa amizade é como o irassol esta sempre a favor do sol para ter mais luz e brilho. Muito obrigado pelo carinho, pela amizade. Amigos para sempre é o que nós iremos ser. Na primavera, no ver~]ao e em todas as estações. Obrigada pela visita e companhia. É sempre um grande prazer te receber. Tenha um lndo dia.
A vida é feita de momentos muito especiais, assim como este: nossa a AMIZADE..COMPANHIA E ALEGRIA DE NOS VISITAR.
AaMIGO É AQUELE QUE FICA SEMPRE MUITO FELIZ COM A PRESENÇA DO OUTRO. mAS QUE NÃO VIVE COBRANDO MOMENTOS.. SIMPLESMENTE FAZ ACONTECER.
Muito obrigada de coração.
VOCÊ é muito ESPECIAL para mim.
Carinhosamente,
Sandra

Sandra disse...

Muito legal a ideia amiga. Depois passarei com tempo para conferir mais. Parabéns pela divulgação.
Carinhosamente,
Sandra

Lwer faz bem ao voração.. Mente. Nos leva a viajar.
Carinhosamente,
Sandra

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga.

A ideia é ótima,
principalmente por termos livros
que muitas vezes não iremos ler novamente
e que trazem mensagens interessantes.
Estaremos nesta campanha.

Sua amizade me faz bem.

Sonia Pallone disse...

Aceito sim querida. Depois vou lá ver. Estou com uma gripe que me derrubou, por isso ando ausente dos blogs. Bjs linda.

Everson Russo disse...

Aprender sempre,,,a vida é um eterno aprendizado,,,,beijos de bom dia de feriado pra ti querida.

sonho disse...

A vida é uma constante aprendizagem...:)
Beijo d'anjo

Maria Luisa Adães disse...

Excelente companhia.

Parabéns ao acontecimento Maior.

Mª. Luísa

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá querida Ana,
boa tarde,

Acho que já comentei algumas vezes, mas seu blog é MUITO show e mto acompanhado.
É tudo de muita qualidade.

obrigada por seu lindo comentário em meu blog com relaçao ao Dieguinho. A família descobriu a doença e dentro de 03 meses ele faleceu, tudo muito rápido e triste. Mas eles tem se firmado em Deus que os tens sustentado.

Que Deus possa te inspirar muito mais a escrever seus belos poemas.

beijos
suely

Gisele Resende disse...

Aninha,

a distÂncia de quem amamos nos dói muito, principalmente, quando sabemos que não poderemos, por agora, estarmos juntos pela passagem da vida.... mas um dia Deus nos reunirá, tenha certeza, os laços de amor são eternos. E a nossa oração por quem já se foi nos uni mais e mais pois faz com que eles se iluminem !

um grande beijo para ti,

Gisele

Anônimo disse...

Ana,venho partilhar dessa alegria imensa que enche os vossos corações!
Sabe,desejo o que pedi para o nascimento dos meus Filhos e dos meus netos:
"Senhor,faz que venham bem e para o Bem!"
Aqui deixo essa minha prece.
E...deixa dar um miminho especial a tua Mãe.Que alegria deve estar sentido?!Beijo para ela!!!!
Beijo.
isa.

Fernando Santos (Chana) disse...

Belo post...Espectacular....
A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede
Carlos Drummond de Andrade


Cumprimentos

Rosane Marega disse...

Tia-Avó? que deliciaaaaaaaaaaa
Parabéns e que Deus abençõe e venha com muita saúde.
Que lindo!
Beijossssssssssss

Talita disse...

Olá Ana

Ótima postagem, o conhecimeto edifica o homem e contribui para sua evolução.

Gostei muito da idéia do livro, foi uma inteligente iniciativa.

Paz

Eu disse...

Estarei junto a vocês nesse proposito de espalhar livros por aí para serem lidos e novamente partilhados.
Dia 08 colocaremos um livro em algum espaço público.

Um abraço com o nosso carinho

Nilce disse...

Oi Ana
Quanto tempo faz que não passo por aqui, né?
Perdoa.
Coloquei as leituras em dia e já estou a entregar livros que pedi a Fundação Itaú. Vou espalhar por aí.

Lindo texto!

Bjs no coração!

Nilce

Dois Rios disse...

Aninha, minha flor,

A simples idéia de difundir a leitura já é uma ato plenamente louvável.

Eu já fiz isso anteriormente. "Esqueci", propositalmente, um livro numa cadeira de uma clínica a qual fui fazer um exame. No bilhete deixei escrito: "É para você que me achou. Leia-me e passe-me adiante." Tomara que ele ainda esteja cumprindo o seu destino.

Beijos,
Inês

Lilá(s) disse...

Um livro é sempre um bom amigo.
Sempre bem escolhida estes poemas!
Beijinho

... "gigi"... disse...

Ana...

Não preciso esperar campanha pra fazê-lo, eu o faço sempre esqueço; as vezes alguém percebe e chama à mim, me volto e pergunto: gostas de ler? Então fique com ele.

Querida...

As crianças são uma bênção dos céus tal como o arco íris que sempre vem, depois do mau tempo ir embora.

E como elas gostam da magia do arco íris e fantasiam figuras nas nuvens que passam, fruto da sua prodigiosa imaginação.

Não pode existir nada mais prazeroso do que conviver com esses pequeninos!
São um exemplo de humildade e amor sem interesse.

Quem dera fossemos puros como elas.
Anjinhos que são a luz da terra.
É maravilhoso.

Parabéns minha doce amiga.... Sinto-me enaltecida com teu carinho e por partilhar.

Beso na alma...

ONG ALERTA disse...

Seria maravilhoso dar esta oportunidade amuitas pessoas, boa dica, beijo Lisette.

glauce soares disse...

Vejo que vc abriu um leque, na intenção que todos pratique a leitura, eu sou um pouco desinteressada a ler, mais com facilidade da escrita e expressão.
Sei que a leitura lhe proporciona o desenvolvimento, e o entendimento e a prática de colocações de palavras e concordancias.
Você fez com que essa manifestação florescesse , dentro de mim, um muito obrigado, beijos

Dreams disse...

O livro nunca nos abandona, ele nos traz um aconchego especial, algo que somente ele pode transmitir.
Apoio a ideia totalmente! Assim, podemos levar a leitura aqueles que não a conhecem, e as que não tem condição de conhecer.

Beijos, Dreams.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Ana!

Passei para deixar um beijo!
Boa noite

TITA disse...

Amiga.adorei o desafio e não vou deixar de o fazer.É urgente incentivar à leitura e à partilha de coisas boas.Obrigado.Passsarei palavra a outros...Um abraço.

Anônimo disse...

Ler é maravilhoso mesmo : a gente viaja por lugares desconhecidos e conhece pessoas que nos desconhecem.

Quanto à sua campanha, eu acheimuito interessante, mas não tenho coragem de "esquecer" meus livros por aí. Rsrs. E não pergunte por quê...

Huhua.

http://cogumex.blogspot.com/

Fátima disse...

Ana querida,

Por termos o mundo em nossas mãos é que a responsabilidade em usarmos do livre arbítrio é enormemente grande.

Achei fantástica a ideia de andar "perdendo" livros e incentivando a leitura.
Vou aderir.

Beijinho no coração.

Anita disse...

A rosa oferece perfume sobre a garra do espinho e a alvorada aguarda, generosa que a noite cesse para renovar-se diariamente em festa de amor e luz!

Aninha mas que ideia tão interessante, será que posso divulgar no meu cantinho?
Muitos beijinhos.
Desculpa a ausência.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amorfraternal)

Sandra Veneziani disse...

Oi, Ana
são nesses momentos especiais e cheios de alegrias que percebemos as mãos do Senhor agindo em nossas vidas.
Realmente as crianças são bençãos que o Senhor nos dá para amar e cuidar.
Parabéns! e curta esse momento e a presença desta criança em cada dia de sua vida.
san

Anônimo disse...

olá miga! Vc é destaque do mês de Novembro lá no My Lovely Blog=^.^= Passe por lá pra trazer seu selinho!!:) bjinhos e boa semaninha!
Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

Valéria lima disse...

Os livros são nossos melhores amigo. Alguém já disse isso. Eu estou sempre disposta a prender. Eu sempre aprendo um pouquinho com você.

BeijooO*

valterpoeta.com disse...

Minha querida,

Passei para lhe desejar um bom dia e que o resto da semana sejá mágico e poético. bjs

Powered By Blogger