terça-feira, 20 de abril de 2010

APARÊNCIA OU ESSÊNCIA.

Todos nós estamos acostumados
ou educados para valorizar mais
a aparência externa do que o valor
essencial das coisas, e isso vale também
para as pessoas.

Basta ter um título ou posses para que
seja considerada uma "pessoa de bem",
independentemente do que se tinha feito.

As pessoas de aparência humilde ou despojada
são, frequentemente mal vistas ou desprezadas,
pois o nosso primeiro julgamento é o que vemos
com os olhos; e geralmente, esse primeiro julgamento
é o que fica. Ou, pior ainda, julgamos pessoas que
não conhecemos e que nunca vimos somente pela
opinião de outros.

Mas isso é correto?

Vamos ver alguns-exemplos:

Um homem baixo e muito feio, que vivia em
pobreza extrema e que subverta os jovens:

(Sócrates)

Um homem despojado, muito magro, que
conversava com os animais e que vivia com
dores de cabeça:

(São Francisco de Assis)

Um cobrador de impostos:

(São Mateus)

Pescadores rudes, ignorantes e semi-
analfabetos:

(São Pedro, São João e Santo André)

Um que vivia no deserto, se vestia com
pele de camelo, comia gafanhotos e berrava
para todo mundo:

(São João Batista)

Um velhinho de barbas longas, ex-funcionário
público que vivia retirado:

(Lao-Tsé)

Um homem que escondia sua cabeça comprida
com um capacete:

(Péricles)

Um mercador de caravanas do deserto:

(Maomé)

Um jovem médico filho de gregos, e criado
por romanos:

(São Lucas)

Um homem muito gordo:

(Confúcio)

Um homem que apenas, com o olhar, fazia
dormir instantaneamente os malucos que
lhe traziam:

(Adriano, imperador romano)

Uma mulher rebelde que falava com pessoas
invisíveis:

(Joana D arc)

Outro homem que também se comunicava com
pessoas invisíveis:

(Allan Kardec)

Uma mulher pequenina, simples, de voz quase
inaudível:

(Irmã Dulce)

Uma mulher que abandonou a riqueza na Albânia para
viver entre os párias da India:

(Madre Tereza de Calcutá)

Um homem que passa seis horas por dia rezando
ajoelhado:

(Joseph Alois Ratzingir, Papa Bento XVI)

Um homem feio, franzino, quase cego, quase surdo
e que só conseguia andar amparado pelos amigos:

(Chico Xavier)

Um ex-advodgado que não se importava em
limpar latrinas:

(Mahatma Gandhi)

Um terapêuta triste, deprimido e que não
gosta de música:

(Sigmund Freud)

Um cientista maluco muito distraído, que
mostrava a língua:

(Albert Einstein)

Um carpinteiro, de uma região desprezada
pelos moradores das outras regiões da nação:

(Jesus de Nazaré, cidade da Galiléia)

Resumindo, o que importa não é a aparência,
mas o trabalho que se realiza...


(Milca de Almeida Rodrigues).


AMIGOS!

COPA BLOG:

Pelos Caminhos da Vida está participando

da Copa Blog que começou no dia 19/04 e,

vai até o dia 21/04.

Amigos se vcs acharem que eu mereço

votem no meu blog nesse site aqui:

http://dado.pag.zip.net/

49 comentários:

Anônimo disse...

Eu valorizo o interior afinal, o exterior nada tem a me ofertar a ñ ser um leve engano do q julgamos ser verdadeiro.
Sem generalizar mas o fundamento da essencia humana está dentro e ñ fora.
Beijokas amada.

Irene Moreira disse...

Ana
Tudo muito lindo e já votei e não vejo ninguém na frente.

Beijos

C@uros@ disse...

Olá minha sensível amiga, os grandes homens são humildes em tudo. É sempre a essência que prevalece.

paz e harmonia,

forte abraço

C@urosa

Jeferson Cardoso disse...

Pelos Caminhos da Vida, o seu comentário veio a enriquecer o meu blog.
Gostei muito de você ter compartilhado as suas observações e até a sua experiência de vida.

E parabéns por sua postagem. Toda vez que aqui venho aprendo algo, recebo ótimas mensagens.

Um beijão para você e outro para a sua mãe!

Jefhcardoso

Anônimo disse...

Ana já votei, claro. Tens toda a razão. Temos demasiadas vezes a tendência a julgar as pessoas pelo que têm e não pelo que são, e demasiadas vezes somos injustos nessa abordagem. Um beijo querido para ti.

SAM disse...

Boa noite, amiga!

É um dos melhores textos que já li. Desconhecia este texto ilustrativo de uma realidade atemporal. Muito apropriado sempre e mais ainda nestes tempos em que vivemos. Nem tudo o que reluz é ouro. E as pedras preciosas não são fáceis de encontrar. É preciso mais sensibilidade.

Também concordo inteiramente com esta sábia frase, infelizmente tão pouco observada mesmo todos tendo consciência desta máxima:

"...Ou, pior ainda, julgamos pessoas que
não conhecemos e que nunca vimos somente pela
opinião de outros."

Obrigada, Ana!

* Amiga, voce merece tudoooo! E ja votei. Podemos votar mais vezes? Ou apenas 1 vez? Beijão.

Sandra disse...

Nossas aparencia são muito pequenas diante da nossa essencia, amiga.
Lindos pensamentos, aqui deixados.
Carinhosamente,
Sandra

Sandra disse...

Parabéns amiga. está muito além..já votei..
Sucesso,amanhã voltarei..
te amo Maninha..
Sandra

"Cantinho Poético" disse...

Tudo perfeito por aki e já votei.
Beijos e Boa Noite!

legalmente loira... disse...

oi ana,
ja votei e ja vi que fio um sucesso hehehehe
eu não vivo de aparencias goto muito do que vem de dentro fora bela viola.
muito lindo o post.
amanha eu coloco post novo ok.
so vim ver como estva a votação e fiquei feliz.
otima noite bjos millllllll

Isadora disse...

Ana estive lá a votar em seu blog e pelo resultado que apareceu, acho que você tem larga distância...
Parabéns e conte comigo para futuros votos. Acho que você merece muito.
Um beijo

Fátima disse...

Olá Ana, que dizer depois disso!
Vamos procurar olhar com os olhos do coração.

Beijo e obrigda pelo seu carinho

Cristal de uma mulher disse...

Minha linda amiga tenha meu voto e contemplo a tua vitória. Eu já votei em ti,vc é minha amiga e nunca me deixou sempre tem palavras vivas e construtivas para todos nós.

Beijos de cristal

Nanda Assis disse...

aparencia é legal mas essencia é tudoo.

bjosss...

*Mi§§ §impatia* disse...

Aparência pra mim em nada vale, o que conta é a beleza da alma, essa sim.
Bom feriado, beijos.

Anônimo disse...

O rio é a mistura de pequenos encontros. Eu sou feito de águas, muitas águas. Também recebo afluentes e com eles me transformo.

Pe Fábio de Melo

Feliz FDS....M@ria

RETIRO do ÉDEN disse...

Belo texto muito verdadeiro e reflectivo.

Amiga,
Continuamos sem palavras adequadas para manifestarmos a gratidão pelo empenho nas melhoras e possível cura do Mário. Sua mãe está a fazer 24horas com um aparelho ligado para analisar o que lhe aconteceu a nível cardíaco.
Acreditamos que tudo foi fruto da grande pressão e medo de perder o seu único filho deficiente motor e cerebral...mas que assim mesmo, é tudo para os seus queridos pais. Como esta deficiência em seu filho Mário foi consequência no seu nascimento (no parto)... a fé em Deus é/tem sido muito pouca...com tudo o que está a acontecer...a mãe do Mário está a começar a acreditar mesmo em Milagres...e só quem faz Milagres é ELE.
Mais do que a cura do Mário...é bom estas ovelhas serem recuperadas...DEUS ficaria bem feliz por isso.
O Mário ainda tem febre derivado a um fungo que apareceu por causa da operação ao intestino. No entanto o antibiótico administrado parece ter começado a dar resultado...a febre baixou.
Os pontos já foram tirados e agora há que haver muito cuidado para o Mário não repetir (fazer forças e movimentos descontrolados) que abram novamente a costura.
Vou dando notícias assim que saiba mais evoluções notáveis.
Obrigada pela sua visita ao "Retirito" e seu amável e amigo comentário.
Forte abraço de agradecimento
Mer e família

Anônimo disse...

Acabei,bem cedinho de votar.
Bem justo,minha Amiga querida.
Beijo.
isa.

Pena disse...

Amiguinha Doce:
Um Post que faz pensar.
Sim! A riqueza do nosso interior comanda o Mundo e a Vida em sonhos intermináveis feitos de ternura, dádiva e encanto.
Parabéns sinceros.
É um Excelente Ser Humano fantástico.
Beijinhos à sua interioridade admirável.
Sempre a respeitá-la e a estimá-la

pena

Linda. Adorei.
Bem-Haja, pelo seu talento genial de que gosto imenso.
Parabéns sinceros.

José Sousa disse...

Passei por aqui e gostei do qe escreve. Vou ser seu leitor assiduo. conheça os meus blog's em: www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Um abração e fique bem.

Anônimo disse...

Passei por aqui e gostei do qe escreve. Vou ser seu leitor assiduo. conheça os meus blog's em: www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com
Um abração e fique bem.

Viviana disse...

Olá Ana linda

Obrigada por nos trazer aqui esta excelente reflexão.

Este problema é tão real e tão vasto...que decididamente, temos que agir doutra forma.

É muito, muito injusto o que fazemos em relação aos seres humanos, nossos iguais...muitos deles bem melhores do que nós...concerteza.

Mas sabe, amiga

Só o conseguiremos com o amor de Deus derramado nos nossos corações.
Esse é o amor que faz milagres em nós.

Desejo-lhe um lindo dia

Um beijo

viviana

Mariazita disse...

Belíssimo post! Parabéns.

Acabei de votar novamente, se bem que vc já não precise :)))
Com 80,11% a vitória está na sua mão, amiga.

BeijOOOcas

Anônimo disse...

Bom dia minha linda.
Beijokas.

Mulher na Polícia disse...

Ana!!!

Caracas, mulher, você não te ideia do quanto eu precisava ler a mensagem do seu comentário hoje.

MUUUUUUUUUUUUUito obrigada!

Sobre o post aqui "O homem vê o interior, porém Deus vê o coração."

Beijo!

Loja Casinha Feliz disse...

O texto expressa uma grande verdade mas, ainda assim, nos pegamos julgando pela aparência pois temos medo de um homem magro, sujo, descalço, que cruza com a gente às 11 da noite numa esquina qualquer. E ele na verdade é apenas um pai muito pobre, que saiu de casa para ver se consegue um pouquinho de leite para sua filhinha pequena que está chorando há horas...de fome!
É ou não é, amiga?
Beijosssss

Ana
Adorei ler o que escreveu logo cedo!
Bom dia e obrigada pelo estímulo a ser feliz hoje, este lindo dia de chuva leve e silêncio nas ruas!

tulipa disse...

AMO O MAR
Era em busca de um outro mar que eu ia, mas...a erupção de um vulcão a 14 de Abril no Sul da Islândia provocou um caos sem precedentes em diversos aeroportos europeus, que estiveram encerrados durante vários dias, e perdas históricas para as companhias aéreas.
Que a situação era demasiado séria jamais duvidei, mas que se prolongasse por tantos dias é que não pensava.
Eu nunca imaginei que um vulcão na Islândia poderia ameaçar meus planos de viagem.
Pretendo contar isto no meu último post:
dia 19 foi o dia do meu aniversário e, como é habitual faço umas férias nesta época, para recarregar baterias, bem que estou a precisar.
As cinzas expelidas pelo vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, forçaram o fecho do espaço aéreo britânico e irlandês também na segunda-feira – dia 19, mas havia sempre a esperança que na 3ª feira as coisas fossem regressando ao normal calmamente…e, estava sempre a actualizar o recebimento de notícias através do site da companhia aérea – nada previa o que aconteceu - quando na madrugada de 3ª feira, eram 3h da manhã, eu no computador, mais uma vez acedo ao site e coloco o nº do meu voo e está lá bem explicito – on time – partida à hora marcada; dirijo-me para o aeroporto na boa, sempre com pensamento positivo para seguir para Dublin, na Irlanda e curtir uns dias de férias culturais.
Mas...
as férias não aconteceram e estou "triste"!!!

Mariana disse...

Eu acho q uma pessoa de bem é definida pelas suas atitudes e virtudes e não pelo nível social.
mas mt gente pensa diferente.

wcastanheira disse...

Uma pérola de postagem, por isso vc é a grande culpada deste meu vicio de andar por aqui, pra vc minha linda bjos, bjos e bjosssssss

~*Rebeca*~ disse...

A aparência de uma essência tem seu valor.

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Sapatinho de cristal disse...

As pessoas esqueceram do que realmente é importante...Os meus maiores conflitos são relacionado ao meu jeito rebelde eles não veem que so luto pelo que acho certo independente de regras,regras estas criadas por uma sociedade na qual eu não me encaixo...Eu só quero ser Livre !!!

SONHO DE LIBERDADE...

Amei o texto bjim :*

Everson Russo disse...

Muitas pessoas vivem de aparencia,,,deixando de lado a essencia....beijos de otimo feriado pra ti.

Sandra disse...

VOTEI DE NOVO.
SUCESSO...TOMARA QUE SEJA A VENCEDORA.
ACREDITO NISSO, AMIGA.
UM GRANDE ABRAÇO.
SANDRA

Sandra disse...

80% DOS VOTOS É MUITO BOM..pARABÉSN.
SANDRA

✿ Regiane ✿ disse...

Bom dia!
Eu valorizo o caráter e a beleza interior de cada pessoa.
Aprendi desde pequena que beleza não se põe na mesa.
Tenha um ótimo dia, recheado de paz e amor.
Bj

Teresa Cristina disse...

Voto dado com carinho....e amo decoração de interiores....essência é TD!!!!
Bjss e bom feriado

Gislene disse...

OI, ANA!
QUE BELO TEXTO, AMEI!
BEIJO PRA VOCÊ!!!

Lindalva disse...

Querida Ana belas palavras aqui no teu cantinho e carinhosas por demais as que deixastes na minha Ilha, eis muito preciosa menina, nunca perca este encantamento. E quanto a Copa já depositei os meus votos em tu e até 18 horas dou outras clicadas :-)... tenhas um restinho de feriado encantador!

PS: na copa blog já somos vencedoras. Ela fez nossos caminhos se cruzarem e uma amizade florescer. Este é o maior prêmio. Muiiiiiiitos beijos. Ah! e como minha seguidora não esqueça de pegar o sêlo viu? ...

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Ana, querida amiga. Nunca devemos julgar. Muito menos pela aparência, se não conhecemos o conteúdo. Beijos e espero que ganhe, pois votei em você.

ONG ALERTA disse...

Verdade a maioria das pessoas dá valor pelo que vê e não pelo que cada um tem lá dentro do peito no coração, o ser humano esta ocupado em ter e não em conhecer...linda postagem um grande beijo Lisette.

IT disse...

Amiga,

Devemos aprender a se valer do que temos e não viver em busca de paradigmas de novos padrões de beleza ou posturas das quais são efêmeras.

Aparência ou essência...
"somos quem podemos ser"

bjão

lis disse...

Claro que a essencia deixa a aparencia bonita, é só observar.
meus abraços Ana
claro que voce manda na minha casa, Aninha! te gosto muito.
dei outro voto lá mas já tá com o troféu, quase 80%, melhor continuar votando n`?
beijos

Graça Pereira disse...

Texto lindissimo, como sempre!
Já votei e estou torcendo...
Beijocas
Graça

Morbid_Angel disse...

Ri mto do seu comentario das prendas meu anjo! hahahahahah.
Jah tinha passado lah e votado sim, pode fik tranquila, to aki na torcida.
Um otimo feriado pra ti.
Te adoro!

Fabíola Neves disse...

Obrigada por tentar lá no Orkut da Nade.
Estou aflita com o sumiço dela.
Beijinhos

Nato disse...

Caramba
parabéns muiito bom
tudo isso aqui!!
a sim o ser humano se torna egoísta a cada dia, só ve as aparências, e não se importa com o que realmente importa
ah to te seguindo
se der passe lah =D




CAOS MUNDIAl - CLICA AQUI, SEGUE E COMENTA??

Nato disse...

Ah queridã ja ganho =D

Lindalva disse...

olha eu de volta :-) minha querida o sêlo oferecido é o de seguidor da Ilha ele se encontra na coluna da esquerda abaixo do mascotinho, e falando nele te ofereço tb o mascotinho beijusssssssssssssss n'alma!

Sérgio disse...

Olá José.
Antes de mais, dizer que gostei muitissimo do grafismo do seu blogger.
E em segundo lugar dizer-te que, aparência ou a essencia é um assunto que devia ser tratado mais veses na sociedade em que vivemos.(principalmente pela comunicação social). Não só porque prevelegia-se muito mais o "exterior", mas principalmente, porque dá-se muito mais atenção ao que é futil e sem qualquer valor objectivo.

Parabéns pelo grande e agradavel tema.

Powered By Blogger